Para início de conversa, reumatismo não é só doença de idoso. Aliás, reumatismo é um termo genérico que simplifica cerca de 106 doenças de origem reumática, ou seja, que atacam as articulações e músculos provocando inchaços, dores e infecções, algumas são inclusive autoimunes.

A verdade é que qualquer pessoa está sujeita, em qualquer idade, a desenvolver um doença reumática, é nesse ponto que se torna essencial a busca de um médico especialista: o reumatologista.

Como atua o Reumatologista?

O reumatologista vai diagnosticar e tratar clinicamente as doenças reumáticas. E quanto mais cedo o diagnóstico, mais efetivo será o tratamento.

Essas doenças têm graus diferentes e podem chegar a quadros irreversíveis e muitas vezes crônicos, por isso o tratamento é realizado, também, com uma equipe multidisciplinar, que envolve o reumatologista, fisoterapeuta, ortopedista, psicólogo entre outros profissionais.

Importante: quando você sentir dor ou inchaço nas juntas de maneira repentina, sem nenhuma consequência traumática, e ainda sentir calor, vermelhidão e pressão alta, recomenda-se procurar o reumatologista.

Agora, se sentir dores ou inchaços nas articulações após um trauma, como por exemplo, uma torção no joelho depois de jogar bola ou uma queda depois de lavar o chão da cozinha, o mais indicado é procurar o ortopedista.

Se informar é sempre a melhor forma de prevenir, mas não hesite em procurar um reumatologista na sua cidade assim que identificar os sintomas e os mesmos persistirem por mais de uma semana.

O Dr Guilherme atua como reumatologista em Divinópolis, Minas Gerais, há mais de 12 anos. Sua proposta é de cada vez levar mais informação e preza pelo bom atendimento. Uma das facilidade é o agendamento da consulto, que você pode fazer aqui mesmo, pelo site.