Artrite Psoriásica

A psoríase é uma inflamação na pele provocada pelo sistema imunológico que a deixa com uma coloração avermelhada e com placas branco-escamosas.

Essa é uma das causas para a Artrite Psoriásica que é uma doença inflamatória e autoimune que afeta os ligamentos, tendões e articulações e há mais riscos quando se tem histórico da doença na família atingindo igualmente homens e mulheres.

Conheça os 5 tipos de artrite psoriásica

  • O paciente pode apresentar mais de um tipo clínico da artrite psoriásica, vai depender da evolução da doença, são eles:
  • Forma oligoarticular que ataca até 5 juntas, principalmente as articulações grandes como joelho e tornozelo.
  • Forma poliarticular que atinge mais de 5 juntas e pode se assemelhar a artrite reumatoide, causa deformidades nas mãos, pés, joelhos e tornozelos.
  • Acometimento das articulações distais dos dedos das mãos é quando ocorre principalmente nas que estão mais próximas da unha.
  • Forma mutilante que provoca destruições nas juntas, especialmente nas mãos e pés.
  • Envolvimento preferencial da coluna que é mais rara e implica em dores na coluna causando limitações físicas.

Quais os sintomas

Psoríase na pele, alterações nas unhas, inchaço de um ou mais dedos das mãos e/ou pés, dor, vermelhidão, calor, dificuldade de movimentação das articulações pela manhã, cansaço e dores nos músculos e tendões.

São os sintomas mais comuns principalmente os relacionados à alterações na pele. Os quadros de artrite psoriásica tendem a piorar com o tempo, por isso é fundamental o diagnóstico precoce para início do tratamento.

Consulte um reumatologista assim que sentir algum destes sintomas.