GOTA

Conhecida como Doença dos Reis, a Gota é um tipo de artrite que é causada quando se acumula ácido úrico no sangue provocando inflamações nas articulações. São dois tipos existentes:

  • Gota Aguda que normalmente afeta uma articulação e é caracterizada por dor intensa.
  • Gota Crônica que consiste em repetidos episódios de dor e inflamação podendo atacar mais de uma articulação.

Como são os sintomas da gota?

Os sintomas de gota são normalmente agudos e ocorrem de repente, sem aviso prévio, principalmente nas articulações dos pés, tornozelos, joelhos, mãos e pulsos.

Nas primeiras 12 a 24 horas a dor é geralmente mais forte, após o período um desconforto é comum durar por alguns dias até semanas. E ainda pode acompanhar inflamação e vermelhidão com presença de suor na região afetada.

Nos casos crônicos a dor e outros sintomas aparecem com mais frequência, como os tofos ou caroços sob a pele na região das articulações.

Requer um diagnóstico médico

Diante esses sintomas, o mais recomendado é procurar o médico reumatologista. O desenvolvimento da doença ou diagnóstico crônico pode levar a lesões e perdas de movimento das articulações.

Tratamento

O tratamento é realizado com medicamentos anti-inflamatórios na dose prescrita pelo médico, em alguns casos analgésicos também são indicados e até corticoides podem ser eficazes.

Normalmente a dor diminui dentro de 12 horas após o início do tratamento. Parte da prevenção pode ser feita com o uso diário de remédios que diminuam os níveis de ácido úrico nos organismo e maior cuidado com alimentação e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.